Há aproximadamente oito meses uma equipe de quatro estudantes de arquitetura venceu um concurso para projetar uma residência artística localizada na região sudoeste do Reino Unido. Agora, Charlotte Knight, Mina Gospavic, Ross Galtress e Lauren Shevills (em colaboração com o artista Edward Crumpton) vêem seu projeto - "The Observatories" - concluído. Concebido como duas estruturas rotativas que abrigam um estúdio e alojamentos, The Observatories se deslocará para outros três lugares no decorrer de dois anos. Durante esse tempo, o grupo convidará doze artistas para uma residência de dois meses cada.
The Observatories foi submetido como uma proposta para um concurso promovido pelo SPUD (Space Placemaking and Urban Design), que trabalhou em colaboração com os arquitetos para construir o projeto. As residências também contaram com o apoio de Feilden Clegg Bradley Studios. Ambas estruturas foram pré-fabricadas fora do canteiro de obras durante um período de 11 semanas. Cada uma foi projetada para caber em uma plataforma de 2 x 10 metros, facilitando o transporte para outras regiões.
O programa da residência se divide em "oficina" e "estudo". A oficina pretende ser um lugar onde os artistas conduzem seus trabalhos e tem um caráter mais aberto. A área de estudo é mais privada, contando com uma cama e outras comodidades necessárias.
A equipe de projeto descreve seu trabalho como "dois faróis volumétricos que repousam levemente na paisagem." Ambos volumes estão fixados sobre bases metálicas que permitem o movimento de rotação. Essa mobilidade tem como objetivo oferecer aos artistas residentes vistas sempre renovadas da paisagem, promovendo o engajamento com a comunidade. As grandes aberturas do volume da oficina potencializam isso, diluindo as linhas entre espaços públicos e privados.
A base de aço se conecta a uma estrutura de madeira. Ambos edifícios são construídos com madeira e revestidos com madeira carbonizada, utilizando a técnica japonesa conhecida como "Shou Sugi". Esse processo proporciona um brilho escuro na parte externa e aumenta a longevidade do revestimento.
The Observatories ja foi construído em seu primeiro tereno, adjacente ao Winchester Science Center. Ao longo dos próximos dois anos, o projeto será visto no Lymington Salt Marshes, no South Dorset Ridgeway, e no River Tamar.